Páginas

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Veto de obras de Gil Vicente na Bienal SP




Fonte: G1


A seção de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP) divulgou nesta sexta-feira (17) um comunicado em que pede a exclusão da série "Inimigos", do artista plástico pernambucano Gil Vicente, da próxima Bienal de São Paulo.

Algumas das obras, segundo a nota da OAB-SP, retratam "o autor atirando contra a cabeça do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso" e "de posse de uma faca, degolando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva".

Políticos e personalidades públicas como o papa Bento XVI, o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad, o premiê israelense Ariel Sharon e a rainha Elizabeth II também aparecem sob a mira do artista em outros quadros da série "Inimigos".

Para a OAB-SP, Gil Vicente faz "apologia ao crime", e "uma obra de arte embora livremente e sem limites expresse a criatividade do seu autor, deve ter determinados limites para sua exposição pública".

Em outra obra, Gil representa o ex-presidente Fernando Herique Cardoso,com uma arma apontada para cabeça

O comunicado, assinado pelo presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, afirma que a entidade pedirá à Bienal que a série "Inimigos" não seja incluída na exposição, que abre suas portas para o público no próximo dia 25 de setembro.

O G1 procurou o artista por telefone, mas ele não foi encontrado até a publicação desta reportagem.

No final da tarde, a diretoria da Fundação Bienal divulgou um comunicado em que diz: "Um valor fundamental da instituição é a independência curatorial e a liberdade de expressão. As obras expostas não refletem a opinião dos curadores nem da Fundação Bienal".

Nenhum comentário: