Páginas

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Fachadas de prédios pintadas,em SP



fonte: UOL

De 23 de setembro a 23 de outubro, 14 fachadas de prédios da região central de São Paulo ganham obras feitas por sete artistas para a mostra de rua "Street Biennale". O evento é organizado pelo curador francês Jeremy Planchon, que em 2009 realizou na orla do Rio de Janeiro iniciativa parecida.

A ideia da mostra é levar obras de artistas contemporâneos de museus e galerias para a rua, a fim de promover maior interação com o público. Planchon conta que também tem a intenção de levar a bienal para outros locais.

Participam da exposição os artistas Herbert Baglione (Brasil), Paulo Climachauska (Brasil), Ko Siu Lan (China), Mambo (França), Fabiano Gonper (Brasil), Vicente de Mello (Brasil) e Mohamed Bourouissa (França).

Um dos trabalhos da mostra seria alvo de uma intervenção. Caroline Pivetta, jovem presa em 2008 após pichar o andar vazio da 28ª Bienal, foi convidada para ser madrinha da festa de abertura do evento, na noite de quarta-feira (22), e faria uma pichação no trabalho do francês Mohamed Borouissa. Na quinta-feira (23) pela manhã, no entanto, o curador Jeremy Planchon disse que "por enquanto, isso será deixado de lado".

O trajeto para ver as obras começa pelos arredores do Teatro Municipal, passa pela praça Ramos de Azevedo e continua pelas avenidas São João e Rio Branco. Veja abaixo a relação completa das obras e suas localizações.

Para realizar a mostra, o organizador pediu autorização dos proprietários dos edifícios e teve de ter aval da prefeitura, com quem negociou por cerca de seis meses. Daqui um mês, quando a mostra acabar, as fachadas devem ser entregues como eram antes da intervenção.

Em São Paulo, desde 1º de janeiro de 2007 vigora a Lei Cidade Limpa, que proíbe todo tipo de publicidade externa, como medida para diminuir a poluição visual. As exceções são os anúncios com finalidade cultural e educativa.


Prédio 1 - Edifício Luis Albert
Rua Conselheiro Crispiniano, 139
Artista: Herbert Baglione (pintura)

Prédio 2 - Praça Ramos de Azevedo
Artista: Mohamed Bourouissa

Prédio 3 - Praça Ramos de Azevedo
Rua 24 de Maio, 36
Artista: Ko Siu Lan

Prédio 4 - Edifício Livia Maria
Av. São João, 755
Artista: Mambo

Prédio 5 - Edifício Metro III
Av. São João, 802
Artista: Fabiano Gonper

Prédio 6 - Edifício Século XX
Pça Julio Mesquita 69
Artista: Mohamed Bourouissa

Prédio 7 - Hotel Rojas
Av. São João, 1399
artista: Fabiano Gonper

Prédio 8 - Edifício Isnard - Av. São João, 1382
artista: Paulo Climauchauska

Prédio 9 - Edifício Duque de Caxias - Rua Barão de Campinas, 243
Artista: Vicente de Mello

Prédio 10 - Edifício Pigali - Rua General Osório, 309
Artista: Herbert Baglione

Prédio 11 - Edifício Campos - Av. Rio Branco, 701
Artista: Vicente de Mello

Prédio 12 - Edifício Emilio - Av. Rio Branco, 691
Artista: Mambo

Prédio 13 - Edifício Barão de Piraquitizini - Av. Rio Branco, 304
Artista: Paulo Climachauska

Prédio 14- Edifício Domus Hotel - Rua Aurora, 409
Artista: Ko Siu Lan


.

Nenhum comentário: