Páginas

terça-feira, 28 de setembro de 2010

24° Festival de Arte de Porto Alegre



Inicia dia 4 de Outubro o Festival de Arte de Porto Alegre, que conta com oficinas,palestras, exposições e encontros de artistas,inclusive de outros estados e países!

Segue abaixo a programação,vale a pena participar:

24ºFESTIVAL DO ATELIER 2010

4 a 8/10 – tarde

OFICINA DE ELABORAÇÃO DE PROJETO EM ARTES VISUAIS

Adriana Donato

Porto Alegre, RS

A oficina visa propiciar aos alunos técnicas e métodos para elaboração de projetos relacionada às Artes Visuais. Identificar as dificuldades, construir métodos de objetividade, clareza e organização de idéias, para o encaminhamento de projetos a Editais, Prêmios e Leis de Incentivo à Cultura.

Aulas teóricas e práticas: Conhecimento sobre as regras gerais; Apresentação de Vídeos; Elaboração de projeto propriamente dita; criação de uma comissão para avaliação dos projetos, onde cada um irá avaliar o projeto do outro.

Público-alvo:

Artistas Plásticos; críticos de arte; produtores e agentes culturais.

Tarde

Espaços “entre”...fotografia,vídeo e desenho

Museu Bispo do Rosário

Elisa Castro

Rio de Janeiro, RJ

A aula – oficina trabalha a troca de lugar, apresentando o aluno como centro do trabalho desenvolvido e o professor como uma figura secundária. Com a aula pretende-se estimular a criação, o olhar, a ação e a atitude de um coletivo.Como suporte para todo o processo criativo será utilizados o vídeo,a fotografia e o desenho,desenvolvendo um projeto de fotomontagem realizado de maneira artesanal,a partir das histórias pessoais de cada participante,transformando a atividade numa rede de trocas e experiências coletivas.

Tarde

Oficina de experimentação em monotipia e stencil

Estúdio dezenove

Julio Castro

Rio de Janeiro, RS

A oficina propõe o conhecimento prático das possibilidades técnicas de impressão de monotipia e stencil com ênfase na pesquisa de matrizes de fácil manuseio. O objetivo dessa oficina será o de promover a reflexão, discussão e a prática desses meios de impressão oriundos da gravura ao longo dos tempos.

O processo de impressão-corte interior de formas ou tipografia desenhadas numa superfície rija, onde é aplicada a tinta sobre determinados suportes resume a técnica de stencil. A monotipia a partir de plástico é uma pesquisa a alguns anos desenvolvida no Estúdio Dezenove e permite a confecção de trabalhos em grande escala e o uso de tecidos como suporte. Nossa participação no festival será a de introduzir essas duas técnicas com experiências de fusão

das imagens geradas. Tarde

Fundição de metais no acabamento cerâmico e corda seca sobre azulejos

Atelier de cerâmica do CEART/UDESC

Luciane Garcez

Florianópolis, SC

A proposta consiste de uma experiência de segunda queima cerâmica, esmaltes combinados com metais, e corda seca sobre azulejos. Fundir fios de cobre, fios de alumínio, limalha de chaveiro e limalha de alumínio observando os diversos efeitos que se desdobram na experiência em combinação com a esmaltação. Com a ajuda de giz pastel oleoso e giz OG desenhar sobre azulejos esmaltados interferindo na superfície e transformando o revestimento cerâmico em trabalho artístico.

Tarde


Arte Sonora: Contextualização e Prática da Música de Improvisação Livre.
Guilherme Darisbo

Marcelo Armani

Porto Alegre, RS
Tornar próximo e acessível ao participante a música contemporânea e a improvisação livre, utilizando para isto práticas de criação musical coletiva em tempo real, seguindo uma orientação de familiarização gradual com elementos musicais. Sendo as práticas apoiadas tanto em amostragem de trabalhos atuais realizados no Brasil, América Latina e outras regiões; como em contextualização histórica com as diversas vertentes da música contemporânea – sejam de origem acadêmica / erudita ou popular.

Tarde

Projeto Volante

Coletivo Volante

Cleiri Cardoso

São Paulo, SP

Produção de volantes, valendo-se das técnicas de gravura em relevo para reprodução e posteriormente organizar a distribuição gratuita destas estampas pela cidade, abrindo espaço para um debate sobre os caminhos da gravura contemporânea, propostas artísticas coletivas, e a cidade como laboratório para o desenvolvimento de ações.

Tarde

DESENHO: Inventário das Idéias

Farol

Isabel de Castro

Porto Alegre, RS

Partindo da observação de modelos, cria-se um inventário de vistas, feitos com grafite, em tempos cronometrados. Estes desenhos serviram de repertório para um grande desenho ampliado. Todo o material será fotografado e projetado com Data show, na parede externa do Atelier Livre, no encerramento do Festival, em horário a combinar. Veremos a passagem do “tema” as “relações formais”, uma metáfora do micro e do macrocosmos da criação. O curso será amplamente ilustrado com imagens e vídeos.

Tarde

Introdução a Eletrogravura: Possibilidades de redução de toxidade no atelier calco gráfico

Grupo Cupins

Toni Rabello, Marcelo Calheiros

Rio Grande, RS

Apresentação de slides sobre o grupo e esclarecimentos sobre a técnica da eletro gravura. Oficina sobre os procedimentos de montagem e utilização do suporte de gravação da eletro gravura. Experimentos práticos (gravação e impressão). Água-forte (Procedimentos com uso de linhas). Água - forte (Procedimentos com uso de grãos). Elaboração e gravação da matriz coletiva. Encerramento. Tarde

Criação de um libro de artista

Jim Lorena

Sevilla, Espanha

Criação de um livro de artista com papel feito à mão, desenhado e escrito com polpa de papel colorida e estampada com técnicas manuais, para participar da próxima exposição: “ellibroysuslecturas. azul 2010-2011”. Apresentar conhecimentos teóricos necessários para compreender o processo de fabricação de papel. Elaboração de letras com linóleos, borrachas e objetos encontrados. Preparação de tintas não tóxicas para estampar com métodos manuais.Criação de imagens com técnicas de monotipia em acetato,pochoir e placas de borracha.Montagem dos livros com técnicas de encadernação simples e colagem.

Tarde

Esta oficina se realizará na Usina do papel, Usina do Gasômetro




Estranhos Vestíveis – explorações tridimensionais

Estranhos Vestíveis

Lisiane Rabello, Elisa Moog

Porto Alegre, RS

Será desenvolvido o conceito que permeia o projeto Estranhos Vestíveis. Essa elaboração teórica desembocará na produção de obras plásticas que integrarão a próxima apresentação do evento.

Buscaremos explorar materiais alternativos, recicláveis e sucata, explorando os conceitos advindos desses materiais na composição da obra. Na conclusão da oficina, publicaremos as fotos do processo criativo no blog “Estranhos Vestíveis” e apresentaremos os resultados em um desfile dentro da programação do festival. Em um segundo momento, pretendemos ampliar a participação abrindo inscrições para artistas interessados nesta proposta, apresentando as obras em um evento durante o aniversário do Atelier Livre.

Noite

Continente é o conteúdo: percepção e sensibilidade

Atelier de Cerâmica do CEART/UDESC

Luiz Carlos Canabarro

Florianópolis, SC

Propiciar aos participantes uma forma de perceber a matéria prima da cerâmica tendo como fundamento básico a sensibilidade associada aos princípios do sensório da cognição e da emoção

Noite

Curadoria conceito do instantâneo

Museu Bispo do Rosário arte contemporânea

Wilson Lázaro

Rio de Janeiro, RJ

Pensamento da curadoria como forma de criação para ajudar o artista a desenvolver melhor o seu projeto e pensamento de criação. Serão apresentados por Wilson Lázaro, curador do museu, três trabalhos de curadoria: duas realizadas dentro da instituição e uma realizada no exterior, mostrando a pratica de como vem sendo desenvolvido o trabalho dentro do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea. Curso teórico.

Noite

Projeto de Oficina Arte de Rua: Manifestações Urbanas

Diálogos Urbanos

Carol Castro, Rikardo Dias

Porto Alegre, RS

Oficina prática/teórica que visa trabalhar as linguagens inseridas dentro da street art ( graffite, stencil, Stickers, Lambe-lambe...) com direcionamento para incentivar a evolução de novos escritores a esta concepção da arte. Esclarecer alguns pontos sobre o assunto, que até hoje são questionados pela sociedade em geral. Passar aos alunos técnicas novas do graffiti e da linguagem de rua muito utilizadas pelos artistas da ‘’nova escola’’.Fabricação/confecção própria de instrumentos e materiais.

História da street art/graffiti, Cores/texturas/preenchimentos.

Noite

Livro de Artista: Pensamento e Processo nas Artes Visuais

Fabíola B. Notari

Estúdio Valongo

Santos, SP

Workshop teórico-prático sobre o universo do livro de artista com discussões sobre seus conceitos, práticas e aplicações nas Artes. O workshop visa apresentar o livro de artista tanto como suporte de uma pesquisa estando no nível do procedimento quanto como obra final. Conhecer e entender o universo do livro de artista e suas aplicações a partir da produção já existente; Desenvolver como prática o livro de artista, tanto como procedimento, quanto trabalho final; Desenvolver o espírito crítico e analítico aos conceitos e ações que o livro de artista traz.

Noite



Do Ateliê aos Muros da Cidade

Grupo Pelos Muros

Luísa Berger, Monica Azevedo

Porto Alegre, RS


Oficina que aborda a temática do trabalho em grupo (coletivos, grupos de arte) a partir da técnica mais utilizada pelo Grupo Pelos Muros: a xilogravura.

Através de projeção e uma socialização com o grande grupo sobre o trabalho e processo criativo do Grupo Pelos Muros. Com criação e execução em grupo de projeto (este deverá ser feito com alguma técnica de gravura em relevo – madeira, borracha, isopor, etc.). Quando finalizado, o grupo sairá às ruas do entorno para colar no espaço urbano seus trabalhos sob a supervisão das coordenadoras da oficina.

Noite





Palestras no XXIV Festival Cidade de Porto Alegre


O artista e sua obra

17h30min – sala Álvaro Moreira


Segunda - feira – 4/10

Atuação da Mostra Artística Cabaré do Verbo e a divulgação da produção contemporânea porto alegrense.

Cabaré do Verbo

Cris Cubas, Natália Bandeira, Marcela Marco, Fernando Ramos

Porto Alegre, RS


Terça-feira – 5/10

-Estratégias de auto-inserção e auto-ironia no espaço urbano

Coletivo C.D. M (Centro de desintoxicação midiática)

Ricardo Mello

Pelotas, RS


Quarta-feira – 6/10

-Vitrine Efêmera, jovens aprendizes – programas de intercambio e residências artísticas

Estúdio Dezenove

Julio Castro

Rio de Janeiro, RJ




Quinta-feira – 7/10

- Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea – transformação

Wilson Lázaro – curador do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea

Rio de Janeiro, RJ


Sexta-feira – 8/10


- Grupo Cupins de gravura, um grupo, uma iniciativa para o surgimento e consolidação da arte da gravura na cidade de Rio Grande

Grupo Cupins - Toni Rabello

Rio Grande, RS



19h30minh – Sala Álvaro Moreira



Segunda-feira – 4/10

- Edición numero cero: La Habana

Ateliês Le Protocol, Piratininga, Funilaria e Pintura, Orozimbo e Estúdio Tralha

Samuel Ornelas (SP), Daniel Garcia (Havana)

.


Terça-feira – 5/10

- Projeto mil mãos

Rosana Almendares

Porto Alegre, RS

Apresentação do projeto e distribuição dos kits aos participantes do Festival.

- Ellibroysuslecturas. azul 2010 – 2011

Rede social ativa através da dinâmica expositiva

Jim Lorena

Barcelona, ES


Quarta-feira – 6/10

-Conversa afinada

IEPP

Porto Alegre, RS

Espaço de troca entre a psicanálise e a expressão artística, através de um bate-papo com a artista plástica Miriam Tolpolar e a psicóloga e psicanalista Ana Cristina Pandolfo.


Quinta-feira -7/10

-50 anos da Escolinha de Arte da UFRGS

Porto Alegre, RS

Exibição do filme e distribuição da revista

Associação Cultural dos ex-alunos do Instituto de Artes da UFRGS


Deslocamentos do sensível: trajetória dos corpos entre presença-ausência

Coletivo GEPERFORMANCEPOA

Niura Borges

Porto Alegre, RS


Sexta-feira – 8/10

-Museu das águas de Porto Alegre

Zorávia Betiol

Porto Alegre, RS







Intervenções XXIV Festival do Atelier 2010


VISOR

Grupo A – Paralelos

Eny Schuch, Niura Borges, Fernanda Stein, Paulo Guimarães

Porto Alegre, RS

Projeção de vídeo no teto do espaço de circulação do bar do CMC, das 19 às 22 h, dias 4, 5, 6, 7, 8/10.


Collective Colectors – vídeo em ação

Coletivo Avalanche

Lia Letícia, Matheus Walter, Virginia Simone

Porto Alegre, RS

Uma cabine de tamanho natural, colocada no saguão do CMC, as pessoas são provocadas a entrar e gravar uma mensagem acerca de questões que envolvem as relações imagem + interação + documento + ação + construção coletiva. Uma câmera será ativada no momento em que o participante entrar na cabine: cada pessoa terá um minuto para formular livremente pensamentos ou ações.

Durante todo o período do festival


DESVENDA

Desvenda Feira de arte contemporânea

Porto Alegre, RS

Rodrigo Lourenço (POA) e Beth da Matta (PE)

Feira especial intercambio com artistas de Porto Alegre e Recife durante o Festival, no saguão do CMC.


Múltiplo SD

Sala Dobradiça/Macondo Coletivo

Santa Maria, RS

Elias Maroso

Tem como finalidade estender e difundir a produção em artes visuais sob

um formato seriado, impresso em sistema off-set e laser, com distribuição gratuita; apresenta-se como um pequeno espaço de exposição portátil para trabalhos desinteresse a conceitos e estéticas emergentes.



Desenho: inventário das idéias

Farol: observatório de Arte

Porto Alegre, RS

Isabel de Castro

Projeção das imagens dos desenhos resultantes da oficina realizada durante o festival, na parede externa do CMC 8/10, a partir das 18h30minh


Volante

Coletivo Volante

São Paulo, SP

Cleiri Cardoso

Distribuição pela cidade dos volantes produzidos na oficina realizada durante o Festival.


Do Ateliê aos muros da cidade

Grupo Pelos Muros

Porto Alegre, RS

Luísa B., Monica A.

Colagem nos muros e paredes da cidade das xilogravuras realizadas na oficina do Festival.


“Experimento 23: Homúnculo”

Tentacle Ensemble Collective (TEC)

Porto Alegre, RS

Fabiano Gummo, Lucas Moreira, Marcelo Armani, Marco Silva

O experimento é composto por 3 cubos (1x1x1 m). Eles formam 3 núcleos de ação da performance que muda a cada nova edição. Servem como suporte de vídeo, jaula, telas de pintura, espaços vazios, janelas, etc.

8/10 -18h30minh



Múltiplo SD

Sala Dobradiça/Macondo Coletivo

Elias Maroso, Alessandra Giovanella, Aloísio Licht, Atílio Alencar, Braziliano, Cauê Camargo, Elias Maroso, Desirée Tibola, Gabriel Araújo, Lucas Baisch, Raquel Weber e Talita Tibola.

Santa Maria, RS


Múltiplo SD tem como finalidade estender e difundir a produção em artes visuais sob um formato seriado, impresso em sistema off-set e laser, com distribuição gratuita;apresenta-se como um pequeno espaço de exposição portátil para trabalhos de interesse a conceitos e estéticas emergentes.

O design da embalagem parte do próprio logotipo da Sala Dobradiça, projetado para também armar um objeto tridimensional. Esta característica segue a idéia de espaço expositivo amplamente flexível e de diferentes formatos, uma das questões propostas pelo Coletivo SD. Seu interior comporta a produção de artistas convidados, produzida ou adaptada ao Múltiplo SD segundo suas dimensões padrão. Cada Múltiplo SD contém um trabalho artístico posto em reprodutibilidade. Estas reproduções apresentam em seu verso textos referentes ao projeto, aos artistas e aos trabalhos artísticos.



Todas as palestras terão entrada franca.

Valor dos cursos: R$60,00

Inscrições a partir de quarta-feira 29/09/2010 na secretaria do Atelier Livre das 9:00 h às 21:00h

–Av.Érico Veríssimo 307 (51)32898057, 32898057por email: festivaldoatelier2010@hotmail.com

Nenhum comentário: