Páginas

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Graffiti Porto Alegre - Vídeos

Se você fizer uma busca no youtube com as palavras Graffiti Porto Alegre irá encontrar esses vídeos que estão postados aqui e muitos outros. Porém neste post escolhi os que acho mais importantes e densos, que contém várias imagens e entrevistas/depoimentos. Como um bom espectador deve ser crítico (entenda crítico como alguém que expõe sua opinião, seja indicando os ''defeitos'' ou ressaltando as qualidades), a cada vídeo resolvi colocar meu ponto de vista,em textos bem resumidos.

''GRAFFITI EM PORTO ALEGRE VOL.1'' por Ismouqui

Este vídeo foi postado no Youtube em 2008 (se não me engano), mas contém registros de 03 e 04. Começa com cenas da crew Ruas entrando na linha do Trensurb (o metrô que liga Poa a São Leopoldo) ,com legendas que explicam o que ocorre durante a ação. Na sequencia rolam outras ações, todas de bomb, que é o graffiti feito de forma ilegal. O mais bacana desse vídeo é que ele reune registros feito há mais de 5 anos, onde a cena do graffiti Porto Alegrense era bem diferente, prova disso é que muitos que estão no vídeo não pintam mais tão frequentemente nas ruas, e outros continuam, porém com um estilo bem diferente.

"DOCUMENTÁRIO DANO 163" por Luciano Spinelli


Assim como o vídeo ''Graffiti em Porto Alegre Vol.1'',este também foi postado no Youtube em um ano(2007) ,mas com imagens de anos anteriores(04 e 05). Segundo informações de amigos e sites (me corrijam se estiver errado!!!), este documentário foi feito por Luciano Spinelli para apresentar na França, onde estuda (daí as legendas em francês). Conta com filmagens e depoimentos de Pixadores ,como Dano,Bóu e Caver,que falam sobre a pixação e o graffiti ilegal, em certos momentos trazendo ao espectador argumentos que servem de justificativa para as ações que fazem. O vídeo é muito bem produzido!

''THE BOMBSTAR'' por Rikardo e Tridente



O encontro de graffiti intitulado Bombstar foi realizado no segundo semestre de 2008, com o intuito de reunir diversos artistas que pintavam na rua, fossem eles novatos ou experientes. No total foram mais de 50 pessoas, para um muro que comportava no máximo 20! O jeito foi cada um pegar um quadrado bem pequeno e deixar sua marca,o que poderia abalar grande maioria,mas pelo contrario,pois o mais importante do encontro foi reunir a galera ,fazendo com que a troca de informações e desenhos pudesse rolar de forma ampla, ao vivo e a cores. Os dois vídeos foram feitos por Rikardo e Tridente,que também pintaram no muro.

''PORTO ALEGRE STREET'' por TresDe

Registros do ano de 2008/09, através de fotos e vídeos, da cidade de Porto Alegre. As fotos foram retiradas dos fotolog/ flickrs e sites dos próprios artistas alí em foco, ou seja, quem fez o video foi salvando da internet as imagens, mas a edição é bem feita. Além disso aparecem trechos do Zé da Folha (figura clássica da cidade) e de um bêbado que cai nos trilhos do Trensurb.

''DAZE GRAFFITI PORTO ALEGRE'' por Lab013

Daze é tipo uma lenda viva do graffiti! Esteve em Porto Alegre em 2008 e pintou um mural no bairro Cidade Baixa, junto com o graffiteiros locais. Os registros foram feitos por Henry Saltz. É importante este vídeo, pois o mural já foi apagado ,por causa do projeto que visa deixar um bairro ou região de cada cidade mais colorido,das Tintas Coral.

''GRAFFITI REPORTAGEM PORTO ALEGRE'' por Mateus Strelow



Filmagem feita por um estudante de Jornalismo sobre graffiti, para um trabalho da faculdade. O vídeo tem 2 partes,na primeira os graffiteiros Rikardo e Holie falam um pouco sobre como começaram a pintar e seus pontos de vista sobre o graffiti.A entrevista é intercalada com cenas da ação em um mural em Porto Alegre. Já na segunda parte do vídeo o deputado Mano Changes e o rapper Nitro Di falam sobre o que acham do graffiti Porto Alegrense. Infelizmente os dois puxam o assunto para o lado mais político e social. Segundo Nitro Di: ''O graffiteiro também tem que fazer seu papel (...) o graffiteiro tem que se organizar,assim como os caras do Rap fizeram,vir aqui (na Assembléia), trazer projeto, dizer :olha ,nós estamos passando por isso ,nós queremos tomar uma iniciativa,uma campanha,ser reconhecido como artista.Acho que não adianta só falar entre eles,e dizer que isso acontece e eles também não se articularem,elegerem alguém que derrpente possa falar por eles. '' Enfim,cada um com sua opinião,mas aposto que quem pinta na rua de verdade,porque gosta,e viu o vídeo ,não concorda muito com o que Mano Chances e Nitro Di falam.


.

Nenhum comentário: