Páginas

quarta-feira, 11 de maio de 2011

ATRA - Exposição


Uma exposição-livro em dois países

ATRA (escuro em latim) é o nome da nova exposição de Bruno 9li que, seguindo uma lógica quântica, vai acontecer ao mesmo tempo em Porto Alegre, na galeria Fita Tape, e em Buenos Aires, na galeria l /_ (sim, esse símbolo é o nome), em uma colaboração curatorial de seus respectivos diretores, Lucas Ribeiro “Pexão” e Tristan Rault. ATRA também é um luxuoso livro de mesa super limitado, com tiragem de apenas 20 exemplares, funcionando como suporte compacto e móvel para as obras da exposição. A abertura é no dia 13 de maio, sexta-feira, às 18h.

Tendo como ponto de partida uma nova produção de desenhos espontâneos e despretensiosos, riscados por 9li sobre papel branco durante os intervalos de suas disciplinadas sessões de pintura, surge uma série improvável. Entidades de outro planeta ou dimensão, carrancas nordestinas e todo um alfabeto criptografado estranhamente se alinham, se completam e sugerem narrativas, compondo um capítulo inédito da mitologia cósmica que está sendo criada pelo artista. 20 desenhos, incluindo algumas equações e textos, nunca pensados para existirem como obras originais, foram então serigrafados com tinta branca sobre papel algodão negro, ou seja, na maior parte deles a impressão é na realidade o fundo de cada original e as linhas pretas são formadas pela ausência da tinta. Além das obras múltiplas sobre papel, as exposições também vão contar com esculturas seriadas de látex e uma pintura sobre tela de grande formato.

Re-configurada, das paredes da galeria para páginas-moldura de uma publicação monolítica, essa série negra de Bruno 9li se transforma em um objeto de arte. Contendo praticamente a exposição completa, com a possibilidade de remover e recolocar as 20 serigrafias, o livro ATRA traz ainda um texto dos curadores e um mapa semântico que enriquecem as possibilidades de interpretação das obras. Vale notar que um dos trabalhos é a “chave” que permite decodificar o alfabeto criptografado criado pelo artista, revelando a relação entre forma e fonética dos caracteres inventados, assim como as frases dinâmicas e visionárias características de sua obra.

Artista formado pela Universidade Autoindicada por Entidades Livres, Bruno 9li é natural de Fortaleza, cresceu e iniciou sua carreira em Porto Alegre e atualmente vive em São Paulo. Fez sua primeira exposição individual em galeria na finada Adesivo (Porto Alegre), em 2006, que foi seguida por uma série de exposições internacionais, mostrando sua arte em países como Inglaterra, Dinamarca, Espanha, Japão e Estados Unidos, incluindo duas individuais na seminal galeria californiana Anno Domini. Em 2010, fez uma individual em São Paulo, na galeria Thomas Cohn, além de criar uma instalação envolvendo pintura e vídeo para a edição paulistana da mostra TRANSFER, no museu Pavilhão das Culturas Brasileiras.

SERVIÇO

ATRA
Bruno 9li na Fita Tape
visitação de 14 de maio a 3 de julho de 2011
de quarta a domingo
das 13h30 às 18h

> Vernissage sexta-feira, 13 de maio, das 18h às 22h

Galeria de arte Fita Tape
Av. José Bonifácio, 485
Porto Alegre - RS
tel (51) 3028 1217
www.fitatape.art.br

apoios: BD Divulgação, Liga, NOZ.ART




.

Nenhum comentário: