Páginas

domingo, 9 de janeiro de 2011

Entrevista com Berje



Primeiramente,apresente-se.
Sou cezar berger junior, aka berje né, moro no interior de são paulo, no recanto bucólico coronelista chamado Guararema
atualmente posso dizer que me tornei ilustrador e estudo design gráfico na Belas Artes, em são paulo
e ah, tenho 20 anos.

Como o desenho entrou na tua vida?
Desde criança, muito criança mesmo, eu tinha mania de desenhar, lotava uns cadernos com rabiscos, lembro que uma época que foi fundamental para mim, era quando eu era obrigado a ir à igreja com minha mãe, aí sem saco pra isso, eu levava um diário onde costuma desenhar e criar histórias, com inúmeros personagens etc. Mas parte do meu desenvolvimento foi aos 8 anos de idade ter conhecido um colega que também nutria dessa paixão, aí era quase obrigação desenharmos diariamente, isso porque estudamos da segunda série do fundamental até o terceiro colegial e claro, sem dúvidas que minha compulsão por desenho animado e HQs ajudaram MUITO também, com créditos especiais à Tintin.

Hum,então tem um camarada metido no processo. Tu achas que ele foi imporante no desenvolvimento dos teus desenhos? Pois as vezes ter alguem para mostrar os desenhos e compartilhar da mesma paixão da um ''up''.
Com certeza, tínhamos o hábito de criar HQs, rabiscar as carteiras da escola, inventar personagens, houve um aprendizado junto à ele, que inclusive foi a pessoa com que comecei a street art (primeiramente o sticker) e também tá correndo atrás de viver como ilustrador atualmente.

Notei que tu falaste também que ia a greja e não gostava disso. Há ,em suas produções,muita coisa relacionada a religão e crenças. O lance de ir obrigado a igreja causou um certo trauma ou algo do gênero?
Talvez sim, minha mãe não é fanática, mas como parte da minha família era religiosa, eu era privado de muitas coisas que gostava mesmo novo, como RPG, certos games, então isso me gerou uma certa raiva, com o tempo isso se aliou a minha desaprovação com as atitudes religiosas atualmente.Apesar dos pesares, não sou ateu, pelo contrário, sou ecumênico, gosto de contemplar as religiões de maneira ampla, cada uma tem seu bem e mal, e acho que sem religiosidade/espiritualidade, o ser humano é desequilibrado.

E o processo da criação do desenho,como rola? Naturalmente,meio que pelo prazer,ou você sempre pensa em, um projeto bem elaborado antes de colocar no papel?
Então, a princípio sempre gostei de desenhar pelo impulso, dá a idéia, já coloco no papel, de uns tempos pra cá, fui sentindo a necessidade elaborar o processo, fazer sketches, alguns, mesmos que poucos, testes, e aí sim fazer o desenho final. mas o processo não tem muito segredo

E a rua cara? Nunca fez um mural ou alguma pintura,mesmo que pequena?
Então, na rua eu fiz bastante sticker, pichação e stêncil, nunca testei meu traço de verdade na rua, infelizmente.

Mas você curte graffiti ? Troca uma idéia com a galera ''da rua'' ?
Sim, curto bastante! mas no momento que estou eu penso ainda em como adaptar meu trabalho para a rua, é um desafio até maior do que manejar os sprays, pois a criação muda completamente, o espaço é maior e alguns argumentos podem não funcionar, por enquanto me foco na melhoria do meu traço, mas uma hora ou outra eu paro tudo pra testar na rua
troco bastante, tenho muitos amigos que grafitam, diversos que conheci através do flickr mesmo e que uso como referência para minhas ilustrações.
Vendo seu flickr,noto que você tem trabalhos publicados em revistas e outras mídias,como Mtv, Revista Cemporcento Skate e Zupi. Como rolam esses contatos?
Na Zupi em especial eu envio os trabalhos, assim como foi na revista virtual da Ideafixa, os outros convites por felicidade apareceram esporadicamente, o MTV em especial surgiu do nada e foi minha maior realização até o momento mas os contatos podem surgir facilmente se você dar a cara a tapa, eu já enviei meus trabalhos até pra selos independentes do exterior, artistas que eu gosto, quase um "spammer"!

Você é bem jovem e mostra ser dedicado ao que gosta de fazer. Você pode considerar o desenho como um trabalho já ou tem outros ofícios também? Fala um pouco sobre.
Rapaz, eu considero o desenho como um trabalho, tenho feito alguns freelas na área e é o que eu pretendo trabalha futuramente. mas ainda assim mantenho meus ofícios como designer gráfico, faço uma coisa aqui, outra lá, nada que me satisfaça pessoalmente, mas dinheiro não cai do céu. fora isso tudo posso ainda quebrar um galho como técnico de informática, hahaha.



E quanto ao gosto musical,que que rola?
Alguns desenhos seus parecem capas de CD/LP de bandas de metal,confere?
Música é essencial pra mim, gosto de MUITA, mas muita coisa mesmo
sim, confere sem dúvida, inclusive um deles é uma capa de CD imaginária pra banda de um amigo meu (no caso o desenho Sunday Moon Circus)
gosto muito de thrash metal, black metal, passando por ska, dub, gosto bastante de hip hop, ambient, aí vou pro samba,música clássica, é muita coisa!

É bastante mesmo..mas em especial,atualmente?
Atualmente sem sombra de dúvidas: racionais mcs
hsuauhsahuashas


Quais os proximos objetivos de Berje,que que tem de projeto e idéia rolando na sua cabeça?
Muitas coisas, tanto como Berje, como quanto Cezar, mas como artista tenho vontade de programar umas prints, estou fazendo uma série que possivelmente se tornará uma zine/portfólio, fora meus planos pra adentrar o mundo do design no skateboard, produzir uma série de shapes, quem sabe.

Opa,ficaria muito legal,desejo sucesso pra ti!!
É isso ai,valeu pela atenção cara. Quer mandar uma mensagem pra galera que acompanha teu trabalho ou apenas curte desenhar?
Algo que eu posso dizer, pode soar um pouco "desvirtuoso", mas "saibam divulgar seu trabalho", é a chave pra ter novos contatos, pra encontrar pessoas que te ajudem a evolui e assim seguir crescendo com o trabalho pessoal.


.

Nenhum comentário: